Parlamentar questiona disponibilidade, atendimento e parcerias para assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso justo a esse recurso terapêutico.
A equoterapia é um recurso terapêutico bastante conhecido pelo uso de cavalos em abordagens interdisciplinares nas áreas de saúde, educação e equitação. As atividades realizadas buscam o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, conforme informações da Associação Nacional de Equoterapia (Ande).
Compreendendo a importância da prescrição desse tratamento para pessoas com deficiências ou necessidades especiais, o vereador Rafael de Angeli protocolou o Requerimento nº 1.027/2023, pedindo ao Município informações referentes à oferta e acesso ao atendimento para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as justificativas apresentadas, o parlamentar destaca que "a equoterapia propicia inúmeros efeitos benéficos para crianças no que se refere à motricidade e aos aspectos cognitivos e psicológicos, visto que as atividades propostas pela terapia com cavalos trazem ganhos de equilíbrio, concentração e postura".
Nos questionamentos apresentados, Angeli pede detalhes sobre a disponibilidade da terapia pelo SUS em Araraquara; número de pacientes atendidos divididos por idade e condições clínicas; parcerias e convênios estabelecidos entre o Município e entidades que oferecem equoterapia; existência de filas de espera e, em caso afirmativo, a quantidade de pacientes que esperam por atendimento.
"Acreditamos que compreender a disponibilidade desse tratamento, o número de pacientes atendidos, parcerias estabelecidas e possíveis filas de espera é essencial para assegurar uma assistência eficaz e inclusiva para todos os que necessitam", conclui o vereador.
29/1/2024
Parabéns Rafael pelo excelente trabalho que tem feito!