top of page

Notícia

Preservação histórica: Rafael de Angeli cobra sobre primeiro trólebus de Araraquara

Veículo histórico retirado de exposição há quatro anos segue sem previsão de retorno à praça do DAAE.

Primeiro tróleibus de Araraquara
Imagem: Câmara Municipal de Araraquara

Em Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli pediu informações sobre a situação do primeiro ônibus elétrico de Araraquara e por que o veículo foi retirado de exposição.


"Considerando que, desde a sua retirada, o trólebus não foi reintegrado ao espaço onde era exposto, nem foram fornecidas informações claras sobre seu destino ou atual situação, gerando descontentamento entre os cidadãos e admiradores da história local", justificou o parlamentar.

No documento, Angeli questionou a administração municipal sobre o estado de conservação do trólebus e se ⁠existe um plano de reforma e previsão para o veículo mencionado ser disponibilizado para exposição. "Conforme respostas aos requerimentos nº 668/2023 e nº 1094/2021, não havia previsão ou projeto em andamento para a recuperação e reforma do ônibus".


Entenda o caso


O "Museu do Tróleibus" em Araraquara foi montado no interior do primeiro veículo trólebus a circular na cidade, em 1959, e continuou operando até o ano de 2.000. O veículo era mantido na praça do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), ao lado da sede da Companhia, na Fonte Luminosa. Dentro dele, o visitante tinha acesso à história do sistema na cidade, contada por meio de painéis fotográficos e exposição de equipamentos e peças do ônibus. Há cerca de quatro anos, no entanto, o veículo foi retirado do local para reforma e não foi reintegrado ao espaço onde ficava exposto.


Memória histórica


A Companhia Tróleibus Araraquara foi inaugurada no dia 13 de julho de 1959, e o início de suas operações ocorreu em 27 de dezembro de 1959, com seis veículos de fabricação nacional, do tipo Grassi/Villares. Ao longo dos anos, o sistema foi sendo ampliado e se tornou referência nacional, visto que Araraquara foi a primeira cidade do interior brasileiro a ter sistema trólebus, totalmente limpo e muito confortável. Nacionalmente, os trólebus ficaram conhecidos como "ônibus tipo Araraquara".


"O primeiro trólebus de Araraquara faz parte do nosso patrimônio histórico e precisa ser preservado. Continuaremos cobrando da Prefeitura um plano concreto para sua recuperação e reintegração à praça, garantindo que esse símbolo do nosso pioneirismo volte a ser acessível à população", explica o vereador Rafael de Angeli.


27/1/2024

2 comentários

2 comentarios


Cris Rossi
Cris Rossi
há 6 dias

Lamentável cadê o ônibus triste 😢

Me gusta

Humberto Volpiano
Humberto Volpiano
27 ene

Onde foi "parar" esse pedaço da história?

Me gusta

   2017-2025 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • X
bottom of page