top of page

Notícia

Recanto Feliz precisa de serviços pontuais de manutenção

Vereador Rafael de Angeli esteve no local ouvindo e colhendo demandas dos idosos.

Recanto Feliz

Em visita recente de fiscalização à República de Idosos "Maria Antônia Salinas Fortes", o Recanto Feliz, na Vila Xavier, o vereador Rafael de Angeli se reuniu com os moradores do local para entender as principais demandas, o que resultou em quatro indicações.


O espaço é um serviço que oferece proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de pessoas em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e autossustentação. O público-alvo são idosos com capacidade de gestão coletiva da moradia e condições de desenvolver, de forma independente, as atividades da vida diária, mesmo que requeiram o uso de equipamentos de autoajuda. Os idosos chegam ao local via Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sendo encaminhados ao local ou ao Centro de Referência do Idoso de Araraquara (CRIA), de acordo com a necessidade.

 

Melhorias


O primeiro pedido do parlamentar é para a instalação de mesas e bancos para atividades de lazer na área externa. "A presença de mesas e banquinhos na área externa incentivará os idosos a se reunirem para jogos e conversas. Isso contribuirá para a socialização e o fortalecimento dos laços entre os moradores. Além disso, os jogos de dama, cartas e outros passatempos são excelentes para estimular a mente e proporcionar entretenimento. Ter um espaço apropriado para essas atividades é fundamental", avalia.


Recanto Feliz

No segundo documento, Angeli solicita vistoria e poda de árvores, pois "as árvores estão com a copas muito altas e as raízes estourando as calçadas, trazendo insegurança aos moradores".


Outro problema apontado diz respeito à segurança. "As câmeras de segurança instaladas não estão funcionando corretamente, o que representa um risco para os idosos. O salão interno possui janelas sem trancas adequadas, o que permite fácil acesso a qualquer pessoa, apresentando preocupação para com os moradores e seus pertences".


Por isso, o vereador indica melhorias na segurança do local. "As cercas ao redor não garantem 100% de segurança. Considerando que se trata de uma república habitada apenas por idosos, a sensibilidade e a delicadeza dessa situação exigem uma atenção especial".


Recanto Feliz

O parlamentar pede ainda a instalação de bebedouro industrial ou purificador de água, pois "a disponibilidade de água potável no local é essencial para a saúde e o bem-estar dos moradores e funcionários".


"Na visita, pudemos ouvir um pouco sobre as necessidades de cada um dos moradores do Recanto. Suas demandas são importantíssimas, pois ter um local que promova conforto, segurança e tranquilidade para nossos idosos é prioritário na gestão pública. Esperamos que as ações sejam atendidas, para que pessoas tão experientes e que tanto contribuíram para nossa cidade possam viver em harmonia em seus lares, desfrutando de seus direitos”, acrescenta o vereador Rafael de Angeli.



24/5/2024

Comments


bottom of page