top of page

Notícia

Retomada do transporte coletivo é questionada pelo vereador Rafael de Angeli

Vereador traz questionamentos da população que tem sofrido com falta de ônibus em diversas linhas.

Imagem: Reprodução/ACidadeON

Recentemente, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento nº 770/2021, que solicita ao Executivo informações referentes à retomada do transporte coletivo urbano no município. Devido à pandemia de Covid-19, houve uma considerável redução do número de pessoas circulando pela cidade e, consequentemente, adequação e redução de horários das linhas de ônibus.


De acordo com o parlamentar, existem bairros que dispunham de ônibus de 40 em 40 minutos e atualmente circulam com intervalos de 1 hora e 30 minutos. Ainda há casos, como a linha com destino ao bairro Parque Gramado que, antes da pandemia, operava de 1 em 1 hora, e, agora, conta apenas com dois horários na parte da manhã e dois na parte da tarde.

Para Angeli, a drástica redução da oferta do transporte público dificulta a rotina dos munícipes, uma vez que a maioria dos serviços foram retomados com o avanço da vacinação:


"O município já retomou as atividades econômicas, sociais e de educação e, com isso, aumentou o número de pessoas que necessitam do transporte urbano para locomoção até o trabalho, escolas e atividades extracurriculares. É importante ressaltar que muitas pessoas necessitam exclusivamente do transporte público, não dispondo de recursos para utilizar outros meios de transportes oferecidos, como aplicativos, táxi e mototáxi", argumentou.

Nesse sentido, o vereador fez alguns questionamentos ao Executivo: quando serão retomadas as 39 linhas existentes antes da pandemia e se os horários do transporte, inclusive o noturno, serão recuperados em sua totalidade ou gradualmente. O parlamentar ainda indagou sobre a situação da linha do Parque Gramado e sobre as medidas tomadas para manter a segurança sanitária dos usuários dentro do transporte coletivo. Por fim, perguntou quais as fontes de dados a Prefeitura utiliza para conduzir o planejamento de abertura ou encerramento de linhas de ônibus.

A Prefeitura tem o prazo inicial de 15 dias para responder aos questionamentos, prorrogável por até 55 dias.



8/9/2021

2 Comments


Cris Rossi
Cris Rossi
Sep 24, 2021

Precisamos de mais ônibus está complicado concordo vereador Rafael!

Like

Gleizer Oliveira Van Dreshër
Gleizer Oliveira Van Dreshër
Sep 24, 2021

Havia uma esperança quando a companhia tróleibus Araraquara havia vendido sua concessão para as empresas privadas viação Paraty e Empresa Cruz. Ônibus novos e sem ar condicionado, mas tudo bem! Era melhor do que o péssimo serviço que a CTA prestava. Mas isso não aumentou o volume de carros em suas respectivas novas linhas. Há pouco mais de um ano e meio eu não uso ônibus. Uso serviços dos aplicativos porque os ônibus me dão nos nervos! Não respeitam horários desviam o itinerário, deixando centenas de passageiros feito bobos nos pontos de ônibus. Os empresários, donos das empresas de ônibus, reclamam da queda vertiginosa do número de passageiros. Parte disso deve-se a pandemia e outra parte deve-se a péssima qualidade…

Like
bottom of page